O grafite feminista de Panmela Castro


Tem programas de tv que as vezes fazem muita diferença no nosso dia,  principalmente aqueles que procuram destacar pessoas talentosas, e  foi vendo um destes, que conheci o trabalho de uma grafiteira  maravilhosa, a carioca  Panmela Castro, que no mundo dos grafites atende pelo nome de "Anarkia boladona". Ela é conhecida por expressar suas inquietações sobre o universo politico e  feminino em muros. E em 2008 criou um projeto chamado "Grafiteiras pela Lei Maria da Penha", a  convite da Ong de direitos humanos Comcausa, com a missão de combater a violência sofrida pelas mulheres. Alem disso ela também fazia oficinas em sua comunidade, onde ensinava grafite, e dava  palestras sobre problemas que muitas mulheres enfrentam, como a agressão física de seus parceiros, já retratada acima (ela mesma  sentiu na pele). 

E depois de se engajar em tantos projetos e causas sociais, não seria surpresa pra ninguém se ela fosse premiada por sua iniciativa e talento. Não demorou, passado-se dois anos ela ganhou o Vital Voices Global Leadership Awards, na categoria de direitos humanos e o Prêmio Hutúz, como grafiteira da década, quer mais?  Depois disso seus desenhos ganharam mais espaço dentro e fora do país,  dando-a a oportunidade de  colorir as paredes de Berlin, Toronto e Johanesburgo. Acharam muito? que nada,  ela ganhou vários outros, mas para fechar em 2012 ela entrou para as entrou para lista da revista Newsweek  como uma das 150 mulheres que estão "Bombando"no mundo.



Confiram abaixo alguns de seus grafites:



































Gostaram né? E pra quem tiver paciência de ver um video de 11 minutos dela grafitando um mural esta ai:



Bem é isto meninas, vocês já conheciam ela, ou nem? De qualquer forma quero saber a opinião de vocês sobre as mulheres no mundo do grafite ok? Beijos e até a próxima postagem.








Comentários

  1. eu acho os grafites da Panmela incríveis *-*
    adorei seu blog, o layout e a maneira como você escreve.. to seguindo e obrigada pela visita ao meu blog :)

    http://por-todaparte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei! :D
    E fico mt feliz por ter gostado do conteúdo e do Layout do blog, obrigada.
    Beijoos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desejos: Batom Ruby Woo e Russian Red

Qual o seu tipo de delineado?

Design de bolsas- Rogério lima